Busca

Nossa História

A COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins nasceu da união de homens e mulheres determinados e orientados por um mesmo ideal de lealdade ao cooperativismo e, sobretudo, de um forte sentimento de unidade entre companheiros.

Fundada em 27 de junho de 1998 da necessidade de organização e desenvolvimento dos produtores integrantes do PRODECER III - Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento do Cerrado, a Coapa logo se tornou a cooperativa de todos os produtores da região de Pedro Afonso, pois desde o início de sua história pautou-se sempre pela seriedade na condução dos seus trabalhos.

O PRODECER III foi implantado rigorosamente em conformidade com as leis ambientais, gerando um desenvolvimento sustentável, imprescindível nas áreas de fronteira agrícola.

A cooperativa selecionada para ser a executora do Projeto foi a COOPERSAN - Cooperativa Agropecuária Mista de São João LTDA, que passou pela avaliação da Companhia de Promoção Agrícola (CAMPO), Ministério da Agricultura e, principalmente, pelo Banco do Brasil responsável pela análise da parte cadastral.

Infelizmente, durante a implantação do Projeto, essa cooperativa passou por sérias dificuldades financeiras até entrar em fase de liquidação, deixando os produtores e as instituições envolvidas em sérias dificuldades.

Tudo isso mobilizou os produtores que haviam se unido em uma associação para cuidar de seus interesses. Dessa associação surgiu a COAPA - Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso. Seus 28 fundadores são: 

Ricardo Benedito Khouri

Silvio Espedito Sandri

Glauro Rodrigues da Silva

José Tarcísio Borges

Edmar Corrêa de Oliveira

Sebastião Antônio Diniz Nogueira

Jorge Luiz Maronezzi

Evanis Roberto Lopes

João Damasceno de Sá Filho

José Guilherme Paggiaro

Mário Hiroshi Okuyama

Marcio Donizete José da Silva

Cláudio Siqueira

Pedro Afonso de Oliveira Tavares

José Francisco Amaral

Antônio Milhomem de Castro

Alessandro Virgílio Zarone

Silvio Peres Rodrigues

Francisco Gonzaga Reis

Fulgêncio Branquinho de Oliveira

Elton Valdir Schmitz

Antônio Alessandro Bizão

Euid Eduardo de Moura

Gilberto Caixeta Borges

Artur Ferreira Hordones

Francisco José Moura de Mendonça

Denis de Campos Bernardes 

Luiz Alvino Duarte de Lima e Silva

Através de ação da CAMPO foi conseguido apoio técnico e financeiro da JICA - Agência de Cooperação Internacional do Japão, que viabilizou a contratação da empresa ARA & Consultores Associados para executar a estruturação organizacional da COAPA, trabalho que teve início no ano de 2000.

Sensibilizado com a situação, o Governo do Estado do Tocantins, através de um decreto, declarou a estrutura de armazenagem existente em Pedro Afonso e que atendia os produtores de grãos, como sendo de utilidade pública para fins de desapropriação. Depois de emitido o Termo de Posse, em abril de 2000, a COAPA passou a administrar e operacionalizar a estrutura.

Há mais de duas décadas a COAPA desempenha um papel importantíssimo não apenas na região de Pedro Afonso, mas também no Tocantins. Tem inúmeros parceiros devido à respeitabilidade e credibilidade conquistadas ao longo deste período. Representa cada vez mais a voz dos produtores, contribuindo de forma decisiva para a consolidação da agropecuária tocantinense.

A cooperativa busca a sustentabilidade, fomentando a pesquisa, fornecendo insumos e serviços técnicos de alta qualidade, prestando serviços na área de armazenamento e comercialização de grãos, provendo a região com assessoramento e assistência técnica, sempre primando pela ética e pelos valores cooperativistas.

A COAPA é sinônimo de vanguarda e competência em termos de cooperativismo, servindo como referência tanto para as famílias que integram seu quadro social quanto para os produtores que chegam todos os dias e de todos os recantos do país, com objetivos de se fixarem nesta região e, com seu trabalho, contribuir, também, para o desenvolvimento do agronegócio regional.

A cooperativa está situada no chamado MATOPIBA, região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, que compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.

Em 2010 inaugurou sua Unidade Agroveterinária para atender à demanda para viabilização dos projetos de Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Fundo Constitucional do Norte (FNO), entre outros, e prestando assistência técnica especializada (veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas).

A COAPA mantém parcerias estratégicas com entidades em áreas de interesse de seus cooperados, como  o  inPEV - Instituto Nacional Processamento Embalagens, Seagro/TO - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins, Sistema OCB/Sescop-TO - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins, universidades, órgãos estaduais, municipais e federais, além de empresas do ramo de commodities e agrobusiness.

A cooperativa incentiva a sucessão e a participação por meio de atividades voltadas a jovens e mulheres.

A COAPA tem o compromisso ambiental de promover através de seus cooperados 99% de entrega de embalagens vazias de agrotóxicos na Central de Recebimento de Pedro Afonso.

Atualmente a COAPA atende uma área de 84.754 hectares de propriedades de cooperados produtores de soja e da agricultura familiar, agrupados ou não em associações em Pedro Afonso e outros 21 municípios tocantinenses.

A cooperativa conta com 347 cooperados e 125 colaboradores.

Em 2023, a Coapa completa 25 anos de atuação.

Conselhos de Administração:

2001/2005

Ricardo Benedito Khouri, Evanis Roberto Lopes, Moacir Catabriga, Euid Eduardo de Moura, João Damasceno de Sá Filho, Fulgêncio Branquinho de Oliveira e Sebastião José de Carvalho.

2005/2009

Ricardo Benedito Khouri, Evanis Roberto Lopes, José Edgar de Castro Andrade, João Damasceno de Sá Filho, Célio João Buss, Cristina Carvalho de Oliveira e Leonardo Queiroz Marques.

2009/2013

Ricardo Benedito Khouri, Evanis Roberto Lopes, Moacir Catabriga Virgílio Amaral, João Damasceno de Sá Filho, Antônio Carlos Bocon e Mário Hiroshi Okuyama.

2013 /2017

Ricardo Benedito Khouri, Evanis Roberto Lopes, Moacir Catabriga, Walter de Souza Oliveira Alberto Mazzola, José Francisco Amaral e Luiz Gilberto Ramos.

2017/2021

Ricardo Benedito Khouri, Alberto Mazzola, Luiz Gilberto Ramos, Moacir Catabriga, José Francisco Amaral, Edis Sgorla e José Edgar de Castro Andrade.

2022/2025

Ricardo Benedito Khouri, Juliano Sandri, Luiz Gilberto Ramos, Edis Sgorla e Moacir Catabriga.

 

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Redes Sociais

coapa.cooperativa

@coapacooperativa

Institucional

Proteção de Dados COAPA

Trabalhe Conosco

Atendimento Virtual

X

Pesquisa de notícias